quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Olimpíada do Conhecimento do Educandário Ágape-Análise Crítica.





Nesta primeira matéria apresento uma analise critica do evento que me motivou a criar o blog, a Olimpíada do Conhecimento realizada na escola Educandário Ágape no dia 3 de setembro de 2011, uma sábado.
Neste evento os alunos do 1° Ano das classes A e B, do 2° Ano A e B e 3° Ano do Ensino Médio disputaram o primeiro lugar, sendo que as disciplinas em questão eram três: Artes, História e Matemática.
Os principais pontos para entender a dinâmica e organização da competição são:

- Embora a competição fosse entre as cinco classes do Ensino Médio, apenas cinco alunos iriam realmente responder as avaliações, os outros iriam se preocupar com o grito de guerra, um cartaz da turma e a organização;

-Dos cinco alunos, dois foram livremente escolhidos pela turma e o restante sorteados pelo professor, além de alguns reservas no caso de falta de um dos competidores primários no dia da competição;

-As matérias em pauta na disputa eram três: Artes, História e Matemática.Sendo que para cada um dos competidores a avaliação teve cinco questões de cada uma das disciplinas, totalizando quinze.Previamente foram distribuídas atividades ( com vinte questões) de cada uma das matérias para as cinco turmas com razoável tempo de diferença;

-O critério principal para pontuar era acertar o máximo de questões, seguido do menor tempo para terminar a prova, que também seria o fator de desempate, mas haviam outros meios de ganhar ou perder pontos como: a organização, o grito de guerra e o cartaz que cada uma das turmas confeccionou, os últimos dois, escolhidos pelo voto dos professores;

- A bancada que corrigiu as provas ao termino da competição baseou-se em um gabarito pré-definido e em palavras chave, sendo que os professores que corrigiram a avaliação não lecionavam exatamente as materias da mesma;

Houve certo atraso na entrega prévia das questões de matemática para o 3° ano, mas isto não é fato para discussão, já que o nível das questões era básico, sendo necessariamente simples de responder para um aluno que está terminando o Ensino Médio, preparado para realizar o ENEM, ao menos é o que supõe-se como o correto.
Assim o verdadeiro ponto que venho analisar é a equivocada correção das avaliações no fim da competição, tornando a pontuação final que determinou a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª posições incorreta.
  Primeiramente segundo a correção do dia da avaliação, os acertos somam apenas 60 pontos pois três das questões foram dadas como incorretas, são elas a 1ª, 3ª e 8ª (para visualizar melhor salve a imagem).

Este post está incompleto, receberá atualização em breve.

Obrigado pela atenção!!

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